Membros do corpo docente e alunos

Foram questionadas as motivações da utilização da educação a distância nas faculdades EAD, deplorando a ênfase no plano de interesses financeiros em detrimento da qualidade da formação. É particularmente o caso da FNEEQ, que insiste no fato de que o ensino a distância “não deve ser montado com o objetivo de economizar dinheiro”, “em detrimento da qualidade do curso e a qualidade da supervisão”, como seria o caso, segundo ela, de alguns cursos híbridos da Laval University “onde a opção pela redução da qualidade da supervisão foi feita claramente por razões puramente orçamentárias.

Muitos pontos de vista individuais também visam essa dimensão, por exemplo, os citados no quadro abaixo. A educação a distância está passando por uma evolução significativa, rápida e contínua em várias regiões do mundo, sob o efeito de influências comuns.

No entanto, o surgimento de novas modalidades de formação é também matizado pelas características do sistema de ensino superior em causa, nomeadamente pela sua história e pelo contexto socioeconômico em que se insere. Pintar um retrato do surgimento de novos modos de formação para diferentes sistemas nacionais de formação além do Quebec exigiria ter uma visão clara das variáveis históricas, culturais, organizacionais e socioeconômicas que moldam cada um deles65.

De uma forma mais modesta e realista, o capítulo que se inicia apresenta ilustrações da forma como este crescimento está a tomar forma em algumas regiões do mundo com as quais o sistema universitário do Quebeque tem afinidades culturais, geográficas, linguísticas ou políticas, nomeadamente os Estados Unidos , França, Estados Unidos, Colúmbia Britânica e Ontário. Esse panorama leva a destacar pontos de convergência e particularidades da situação de Quebec, de modo a enriquecer a leitura das questões relativas a esta. Unoeste faculdade de agronomia