A divisão dos aparelhos de ar condicionado depende do critério que será escolhido.

O ar condicionado pode ser dividido em termos de: modo de consumo de energia, número de unidades externas, mobilidade e modo de funcionamento. Na classificação tendo em conta o MÉTODO DE RECOLHA DE ENERGIA , destacam-se: sistemas de ar condicionado de expansão direta, nos quais o resfriamento das salas é resultado da recepção de energia da sala diretamente pelo refrigerante que evapora. Nesses sistemas, os dispositivos são pequenos, silenciosos e baratos, mas não podem ser instalados em qualquer lugar, sistemas de água gelada, onde o calor das salas é retirado pela água, que transfere o calor para o refrigerante em evaporação.

Os dispositivos desses sistemas são maiores e mais caros, mas podem ser usados em praticamente todas as condições, por exemplo, em prédios altos. Outro critério para a divisão do ar condicionado é o NÚMERO DE UNIDADES EXTERNAS . Nos sistemas de evaporação direta, distinguimos: monoblocos – ou seja, dispositivos que consistem em um módulo, montados em uma janela ou parede ou sobre rodas com um tubo especial colocado do lado de fora.
https://www.smartairclimatizadores.com.br/climatizador-ar-comercial
Os monoblocos são dispositivos de baixo consumo de energia projetados para salas pequenas. Ar condicionado do tipo SPLIT – ou seja, dispositivos compostos por dois módulos: uma unidade externa e uma unidade interna conectadas por um sistema de tubulação de cobre e instalação elétrica. SPLITY são equipamentos de baixa e média potência para climatização de ambientes pequenos e médios.

Ar condicionado MULTI-SPLIT – um dispositivo que consiste em várias unidades internas (máximo de 5 unidades) conectadas a uma unidade externa por meio de tubulação de cobre e instalação elétrica. MULTI-SPLITY são sistemas de média potência para climatização de grandes divisões ou várias divisões pequenas.