O Futuro da Educação

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Há muitos estudos sobre o crescimento da educação tradicional. Embora as metas
econômicas da educação à distância sejam, melhorar as habilidades dos alunos e
promover seu emprego, os estudos sobre o retorno da educação à distância são
menores, devido às dificuldades de obtenção de dados, e à facilidade de negligência
da meta econômica. Para preencher essa lacuna, este estudo utilizou dados de
grande escala e de alta qualidade que abrangem vários anos para estimar os retornos
do Ensino Superior Tradicional e a Distância, adicionando o histórico educacional
como uma variável fictícia à equação padrão da renda monetária.
Os resultados empíricos mostram que, assim como no Ensino Superior Tradicional, o
Ensino Superior a Distância pode melhorar significativamente a renda dos alunos e
democratizar o acesso às faculdades. Para os alunos do ensino médio, o aumento é
de cerca de 30% a 40%, e para os alunos de graduação a distância o aumento é de
cerca de 50% a 60%. Isso revela que o Ensino Superior à Distância é um investimento
de capital humano muito valioso. Embora os retornos do Ensino Superior à Distância
sejam impressionantes, esses retornos são aparentemente inferiores aos da
educação tradicional, especialmente no nível da graduação.
Com base nos resultados acima, sugerimos que o sistema de ensino superior à
distância deve enfrentar esse potencial crescimento, especialmente dado que a
mudança das estruturas populacionais e a redução das taxas de natalidade
provavelmente transmitirão declínio importante.